Analytics:

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Saudade Boa!


O Grande Passeio do StereoScope


# Oi.

# # Então, estive relapso com a atualização disso aqui durante a última semana, por conta de várias coisas (tá certo, por um pouco de desleixo também, eu confesso), mas a coisa vai continuar andando no seu ritmo normal daqui pra frente. Pode acreditar.

# # # Aí embaixo você confere uma pá de novidades, umas boas (como a formulação do portal Fora do Eixo), umas nem tanto (como o disco novo do Stereoscope), outras horríveis (como a violência maluca e bestial que levou mais uma pessoa do bem), além das lembranças gostosas que uma conversa ocasional pelo msn pode proprocionar.

# # #Lê aí:


***** **** *** ** *

Stereoscope
O Grande Passeio do StereoScope
Senhor F Discos - 2006


A StereoScope, banda lá de Belém do Pará, lançou recentemente seu segundo disco, intitulado O Grande Passeio do StereoScope, pelo selo brasiliense Senhor F Discos. Sucedendo Rádio 2000, esse passeio dos nortistas percorre as vias adocicadas dos mega reverenciados anos sessenta, onde bebem goles satisfeitos daquela inocência tapada da nossa jovem guarda, acrescentando à mistura porções comedidas de psicodelia hippie, salpicada com borrifadas discretas de country music e rock moderninho. Conseguem até empolgar em alguns momentos, como em O Super Sabor de Chocolate, O Grande Passeio ou Este Lado da Vida, ou ainda em Surf das Possibilidades, mas não alcançam aquela “liga” conferida aos grandes discos de rock, e acabam ficando no meio do caminho. Não é uma bolacha de se jogar fora, mas está longe de garantir titularidade nos tocadores de música do blog. Mais sorte da próxima vez.

***** **** *** ** *


# Eu ainda me surpreendo com certos episódios dessa vida pós-moderna. Vocês já devem conhecer a mais nova “vítima” desses tempos de correnteza líquida das informações, alçada à condição de celebridade instantânea nesse fim de semana que acabou de passar, por causa de uma brincadeira boba entre amigas adolescentes e que, sabe-se lá como (amigas, muy amigas), foi parar no YouTube. Pra quem ainda não se ligou, trata-se da Naiara, a agora famosa “Gatinha [que] Fala os Preços da Transa”, filminho que virou coqueluche no site de vídeos do Google. Aparentemente desde sábado, a página de recados da moça no Orkut está sendo rapidamente entupida de impropérios (e elogios) dos mais variados, todos referentes ao preço camarada que a ela, entre risadinhas juvenis, anuncia no filme.

# # Quem deve estar agradecendo a notoriedade repentina e involuntária da pobre garotinha paulistana, é a apresentadora praieira Daniela Cicarelli, que havia voltado à berlinda com a tentativa inglória de seu parceiro espanhol de barrar o acesso dos brasileiros ao YouTube, por causa daquela cópula indiscreta e litorânea, muito bem documentada e que todos conhecemos bem.

# # # Esse mundo está ficando cada vez mais estranho. Quase todos os dias tenho a sensação de coadjuvar anonimamente, ao lado de bilhões de humanos também anônimos, um infinito e bizarro longa-metragem de ficção científica. Nunca sentiu isso não? Nem depois de assistir O Show de Trumman?


# O Circuito Fora do Eixo, que engloba a produção cultural brasileira associada ao rock independente, em breve vai ter o seu lugar virtual na descomunal rede planetária de computadores. Esse espaço vai concentrar toda a produção de conteúdo informativo e de entretenimento relativo a essa crescente ebulição musical, que se desdobrará em textos jornalísticos, reportagens, contos, novelas e crônicas, críticas de música e cinema, além de cobertura de shows e festivais espalhados pelo país. Notícias em tempo real e todas essas coisas legais que a internet nos permite realizar.

# # Por enquanto, o portal está em fase de formulação, sendo pensado e discutido por vários dos articulistas integrados, que prevêem o lançamento do site para março, mês em que será realizado o festival Fora do Eixo em São Paulo.

# # # De Goiânia Rock City, os publicistas engajados nessa empreitada que promete desencadear uma nova etapa do jornalismo musical brasileiro, são: o bróder e Inimigo do Rei, Eduardo Mesquita – colunista do site da Dynamite e da revista Decibélica–, o companheiro Pedro Reator – produtor do programa de rádio e TV, Reator –, além do blogueiro aqui, que também enfileira letras e palavras para a revista Decibélica.

# # # # Assim que as deliberações forem surgindo, o distinto leitor será prontamente informado, aqui na escrita branca desse ambiente negro. Aguardem...


* Mudando de assunto...


# Se o mundo está pirando na violência, Goiânia está entrando forte nessa onda. Já aturdido e chocado com a morte do querido Ari Rosa – poeta, compositor e instrumentista dos melhores, que emprestava seu talento para o ótimo grupo goianiense Umbando –, assassinado com 5 tiros nos últimos dias de 2006, recebo no finde a notícia do homicídio da arquiteta e professora Marisa Soares Roriz, mãe do ex-vocalista da extinta Dominus Tecum, conhecido como Yurim, colega do blogueiro dos tempos de colegial. O ocorrido se deu durante uma tentativa de assalto no escritório da vítima, onde Thiago Roriz – outro dos filhos dela – tentou evitar a entrada do marginal e acabou levando um tiro no braço, antes de sua mãe ser atingida mortalmente no abdome.

# # Marisa era professora do departamento de arquitetura da universidade Católica – no mesmo prédio onde cursei 2 anos de design gráfico – e foi enterrada na sexta feira passada, dia 19. O blogueiro aqui só pode desejar que os culpados sejam presos e apodreçam na cadeia, remoendo dolorosamente e durante muitos anos a bestialidade que cometeram.

# # # E que a professora Marisa vá em paz!

***** **** *** ** *

# Fechando este post que agora você lê, começo um papo com a amiga e diretora do longa-metragem sobre o rio São Francisco Muitchareia (laureado em Portugal pelo 12º Festival Internacional Cine’Eco, com o Prêmio Vídeo Não Profissional), Uliana Duarte, que está perambulando pelo mundo e no momento se encontra na base que fixou em Nova Iorque. Me disse que assistiu ontem a uma apresentação do Lenine (em papos passados, ela já me confessou ter perdido um show gratuito do Belle & Sebastian!!), que está muuito frio por lá e várias outras adoráveis trivialidades. Já quase há um ano viajando, a Uli despertou no blogueiro aqui uma saudade gostosa, daquelas boas de ficar cultivando. Um beijo procê Uli! Um dia, quando aquele texto que estou te devendo estiver decente, eu te envio. Palavra de escoteiro!


# No próximo post entra aqui mais um trecho do entrevistão com o Violins, que será publicado integralmente na próxima edição da revista Decibélica. Certo?

Nenhum comentário: