Analytics:

terça-feira, julho 14, 2009

O Resto é Ruído

.
.
Fiquei chocado com o fato de o Alex Ross não conhecer NADA de Mutantes. Sei que ele é a opinião musical da revista The New Yorker no que diz respeito à música erudita, mas é também um dos críticos musicais mais respeitados no mundo hoje, e a ressurreição da banda dos irmãos Baptista foi pauta de parte significativa da imprensa pop dos EUA e Inglaterra. Não é muito achar que ele deveria saber, ao menos, do que se trata.

Tudo bem que, nessa época, talvez ele estivesse mergulhado em discos e partituras eruditas, já que sua primeira visita ao Brasil foi fruto do lançamento de O Resto é Ruído (Companhia das Letras), onde traça um painel da música experimental ou vanguardista do século XX - tanto a clássica quanto a popular (principalmente rock e jazz), mas ainda assim desconhecer Mutantes, para um jornalista do status de Ross, é imperdoável.

Quem gravou esta entrevista foi o Daniel Benevides, cobrindo a FLiP - Feira Literária de Paraty para a Trip, e os vídeos foram originalmente postados no site da revista. Play:




Aqui o crítico se recompõe e fala da relação entre Beatles e Stockhausen:




E no fim, traça um paralelo entre o início primitivo e a atualidade da música eletrônica, indo de Pierre Henry a Aphex Twin:







O Vlad é um sujeito dos mais simpáticos. Já foi dos Catalépticos, hoje toca guitarra e canta no Sick Sick Sinners, e é figurinha carimbada no exclusivo universo psichobilly brasileiro. Mas além de seus dotes musicais, o rapaz também é dono da cervejaria curitibana DIABÓLICA, que produz artesanalmente a cerveja Diabólica, segundo uma receita de fermentação alemã que deixa o sabor da bebida mais forte e encorpado. Como quem já provou gosta de dizer, é “Cerveja de macho!”.

Para animar a festa de lançamento da marca, em Curitiba, o Vlad chamou o Hillbilly Rawhide - cujo show dividiu opiniões no último Goiânia Noise: metade do público saiu satisfeito com o provocativo e bem humorado country-rock do grupo. Já a outra metade não entendeu direito o que eles estavam fazendo lá.

Anima dar uma chegadinha no sul?



Tchau.


Update - O Goiânia Noise Festival desse ano, parece, vai ocupar TODOS os espaços rock de Goiânia. Pelo menos é o que diz um discreto boato que circula pelo Twitter. Não encontrei ninguém online pra confirmar, mas já já entra alguém.

O Noise espalhado pela cidade? Taí, gostei!

.

Um comentário:

Amauri "Gonzo" Stamboroski Jr. disse...

O Alex Ross é crítico de música erudita na New Yorker - não é só Mutantes que ele não conhece, ele tá por fora de boa parte da música pop mundial. =)