Analytics:

quinta-feira, outubro 08, 2009

MACACOMICS

.
.
.
- Olá, tudo bem? (Paulo Henrique Amorim style)

- Andei sumido por uns dias, é verdade, mas da sexta feira, do fim de semana, da segunda e da terça eu me lembro de pouca coisa.

- Agora, voltamos à programação normal.



Quem apostava, encorajado pelos três primeiros discos, que o Muse queria mesmo é ser o novo Radiohead (numa época em que nem o Radiohead queria soar como o Radiohead), se “apressou” no diagnóstico, e a guinada anunciada em Black Holes and Revelations, de 2006, agora foi confirmada por The Resistance, ainda que não de maneira óbvia.



Muse


Depois de se encharcar no sucesso sob a sombra poderosa do Radiohead, o Muse de hoje faz o que pode para se afastar da derivação, e reciclou sua receita híbrida combinando elementos do heavy metal, da música eletrônica, do indie-rock, o r&b, do rock progressivo e até da música erudita, tudo anabolizado pela aura grandiloqüente daquele rock de arena de outros tempos, cujo monarca andrógino atendia pelo nome de Freddie Mercury – buço e voz indissociáveis do Queen (Who is Paul Rodgers?).




Mas dispensando o bigode kitsch e enfiado num modelito clubber, em The Resistance Matt Belamy anuncia uma nova feição para o Muse, que estica as referências do grupo a um limite caleidoscópico, embaraçando de vez quem insiste em enxergar nele o sub-produto do culto maciço dedicado ao “concorrente”.


The Resistance, com toda sua pompa e circunstância, merece cada audição curiosa e dedicada, mas se você faz parte da turma que ainda acha que o mundo cabe no seu quarto, tem certeza que o pop não precisa de imponência e tem asco de guitarras pesadas na mesma proporção em que cultiva uma orgulhosa autopiedade, é melhor mesmo ir escutar o blue album, do Weezer, mais uma vez.






A Monstro Discos estendeu seu raio de ação até o subsolo do mercado editorial brasileiro, e agora também é Monstro Comics, e estréia suas primeiras HQs em Belo Horizonte. Quem dá a notícia é a +Soma:


Monstro Comics, a Irmã Mais Nova Da Monstro Discos

Que a Monstro Discos, de Goiânia, é a pátria do garage rock no Brasil, todo mundo tá cansado de saber (se ainda tiver dúvida, se liga nisso). Mas agora eles resolveram se jogar de cabeça em outro universo: os quadrinhos. A Monstro Comics será lançada oficialmente em Belo Horizonte, no 6ºFIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) entre os dias 6 e 12 de outubro. Lá serão lançados os dois primeiros títulos da MC: Macaco e a A Vida é Mesmo Uma Maravilha. Macaco foi desenvolvido por Guazzelli, Lauro Roberto, Alberto Monteiro, MZK, Caballero e Márcio Jr. Já o A Vida é Mesmo Uma Maravilha é um trabalho solo de Márcio Jr, capo da Monstro e uma das cabeças tortas do Mechanics.

Ainda no FIQ, no dia 8 de outubro, acontece a festa de lançamento das revistas Samba, Tarja Preta, Macaco, Quase e Prego. O evento, que será na casa noturna A Obra, conta com shows das bandas Quebra-Queixo e Grupo Porco de Grindcore Interpretativo.

Serviço

6º Festival Internacional de Quadrinhos
Quando . Terça 6 de outubro a segunda 12 de outubro
Quanto . Gratuito
Onde . Palácio das Artes e Parque Municipal, Belo Horizonte
Info . www.fiqbh.com.br

Festa do FIQ e lançamento das revistas
Quando . Quinta,8 de outubro, a partir das 22h
Quanto . R$10,00
Onde . A Obra . Rua Rio Grande do Norte, 1168 – Savassi – Belo Horizonte – MG
Info . www.aobra.com.br

Para mais informações sobre a Monstro Comics, acesse: www.monstrodiscos.com.br





Mudando de Assunto - O festival Calango, o mais importante evento musical do Mato Grosso, divulgou sua programação 2009. A festa, que acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, segue a tendência da ABRAFIN, que aparentemente quer acabar com a hegemonia do rock, dando contornos mais adultos às programações de seus associados.

Em 2009 nomes como Toninho Horta, Marku Ribas e Jonas Sá dividirão atenções com emergentes barulhentos como Black Drawing Chalks e Macaco Bong, além de Holger, Norma, Emicida, Nevilton e Herod Layne. Segue abaixo a programação dos três dias de festival:


Macaco Bong (MT),Norma (Argentina), Wander Wildner (RS), Rhox (MT), Emicida (SP), Rinoceronte (RS), Calistoga (RN), Caldo de Piaba (AC), O Garfo (CE), Snorks (MT), Venus Volts (SP), Vinil Laranja (PA), Herod Layne (SP), Self-Help (MT), Devotos (PE), Falsos Conejos (Argentina), Venial (MT), Mini Box Lunar (AP), Holger (SP), Veniversum (MT), Black Drawing Chalks (GO), Jonas Sá (RJ), N3cr (MT), Plastique Noir (CE), Mugo (GO), Proyecto Gomez (Argentina), Raiva em Paz (MT), Linha Dura (MT), Marku Ribas (MG), Ebinho Cardoso (MT), Toninho Horta (MG), Paulo Monarco (MT), Cassim & Barbaria (SC), Nevilton (PR), Facas Voadoras (MS), Dom Capaz (MG), Vitrolas Polifônicas (MT), Somero (RR), Black Sonora (MG), Inimitáveis (MT), O Melda (MG), Sincera (PA).



# Outro festival, que vai movimentar a pacata vizinhança de Uberlândia também em outubro, é o Jambolada. A edição 2009 do maior festival do interior de Minas também é adepta do ecletismo que vem se abatendo por sobre os festivais brasileiros que importam (ainda que em menor escala), capaz de misturar Sepultura com Maria Alcina.

O Jambolada começa do dia 23 de outubro e vai até o dia 25. Segue a programação:


Pato Fu (MG), Black Drawing Chalks (GO), Ophelia And The Tree (MG), DJ Tudo e a Garrafada (SP), Devotos (PE), U-Ganga (MG), Dissidente (MG), Snorks (MT), Maldito Sudaka (MG), Seu Juvenal (MG), Os Patto (MG), Soprones (MG), Waldi e Redson (GO), Sepultura (MG), Canastra (RJ), Porcas Borboletas (MG), Mini Box Lunar (AP), Krow (MG), Dom Capaz (MG), Cérebro Eletrônico (SP), 4instrumental (MG), Mata Leão (MG), Johnny & Alfredo & Seus Neurônios Mongóis (MG), Erbert Richard (MG), Cães do Cerrado (MG), Aura (MG), Maria Alcina (RJ), Anelis Assumpção (SP), Os Seminovos (MG), Graveola e o Lixo Polifônico (MG), Manolos Funk (MG), Cidadão Comum (MG).






Tchau.

2 comentários:

5PRAStANtAS disse...

Ótimas dicas... vamos procurar ouvir o novo do MUSE...

grande abraço da banda!!

http://5prastantas.blogspot.com/

Eduardo disse...

"mas se você faz parte da turma que ainda acha que o mundo cabe no seu quarto, tem certeza que o pop não precisa de imponência e tem asco de guitarras pesadas na mesma proporção em que cultiva uma orgulhosa autopiedade, é melhor mesmo ir escutar o blue album, do Weezer, mais uma vez"

Não acho nada disso e ainda não gostei do novo do Muse. Horrendo (mas gostei do anterior). É a deixa para o ressurgimento do rock de arena e um novo Van Hallen. Irc!

ABS