Analytics:

terça-feira, outubro 20, 2009

Se a Moda Pega...

Aconteceu em Cuiabá o (aparentemente) primeiro caso brasileiro de uma prática polêmica que foi inaugurada pela polícia européia: a de apreender cases de dj’s, alegando pirataria. Na versão nacional do tema, uma tal boate Lotus (boate!?, alguém usa essa palavra ainda?) foi abordada por uma operação policial que tinha o objetivo declarado de averiguar denúncias de irregularidades na segurança do lugar.




Porém, no decorrer da blitz, os policiais resolveram levar o estojo de cd-r’s do disc-jóquei da casa, o dj Elton Cotrin, alegando que os discos não eram originais, portanto passíveis de apreensão.


Segundo o site rraurl, o delegado não se convenceu nem com o esclarecimento da promoter da casa – que explicou que os cd’s eram usados apenas para mixar as músicas ao vivo, e não estavam sendo comercializados na boate –, justificando a apreensão baseado numa espécie de premissa dedutiva de que o dj havia conseguido os cd’s mediante downloads ilegais:

"Se você baixa uma música na internet sem o pagamento de direitos autorais para o autor você sabe que está infringindo a Lei. Além disso, a música estava sendo tocada na boate para fins comerciais o que caracteriza o uso indevido de propriedade intelectual".


Impressionado pela honrosa retidão da conduta do delegado que prefere não divulgar o próprio nome (ainda segundo o rraurl), o tuiters brasileiros reverberam a notícia freneticamente desde agora à tarde, temendo que a atitude do delegado possa abrir um precedente sedutor para mentes policialescas investidas e infladas de uma autoridade calculadamente desviada para os holofotes televisivos dos temas da moda.


Afinal, a gente sempre copia a Europa em tudo.

.

Nenhum comentário: