Analytics:

terça-feira, novembro 17, 2009

As Virtudes do Vício *

.
.
Ao contrário do que gosta de pensar a maioria dos nossos deslumbrados visitantes casuais, acostumada a desembarcar em Goiânia somente na época dos principais festivais, o rock da cidade não é exclusividade das bandas interessadas em distorção, cerveja e ... “atitude”. É claro que a popularidade local do garage-rock legitima a fama de que gozamos em outras praças, mas um olhar atento revela muito mais abaixo dessa superfície caótica e barulhenta.




Esta epifania da obviedade me sobreveio movida pela memória de um dos melhores discos já feitos em Goiás, um verdadeiro clássico não evidente do rock goiano, que mesmo negligenciado e muitas vezes desprezado pelo status quo da cena goianiense, mantém seus atributos superlativos intactos.


“Hoje Ainda É Dia de Rock”
Cover de Sá, Rodrix e Guarabira, nunca lançado oficialmente.



antídoto é o segundo disco do Vícios da Era, power trio formado no fim dos anos 80 que, se não admite a extinção, infelizmente assumiu uma longa inatividade. Lançado em 2004 e recheado de um aguçado senso pop, medido entre o poder de guitarras zepelianas, o suingue lapidar à moda do Red Hot Chili Peppers e a sensibilidade autoral de quem faz questão de uma assinatura própria, as composições do disco são subscritas pelos irmãos Fabius Augustus (mais conhecido como Smooth) e Bruno Bonfá (o Brunaite), acompanhados pelo baterista Fred Valle.





Uma curta espiada na trajetória individual de cada um dos três músicos já vale um modesto panorama desse cenário goiano que se desenvolveu/desenvolve praticamente alheio à intensa movimentação de seus vizinhos mais barulhentos:


“Lembranças do Paraíso”
Gravada em 2003 e nunca lançada.



Smooth é guitarrista, ex-coproprietário do Groovy Studio (dividido com o então baterista da Casa Bizantina, Gilberto Rampazzo), técnico de som e produtor musical - entre outros já produziu o disco de estreia da Olhodepeixe, outro belo exemplo de banda goiana que vale a pena, e evita o estereótipo garageiro.

Brunaite, assim como Smooth, é irmão do baixista do Violins – Thiago Ricco, e além de baixista do Vícios e historiador, integrou o núcleo criativo de outra grande banda, ainda na ativa, também desvinculada do establishment do rock local, a Umbando.

Fred Valle é baterista profissional, metade do duo experimental The Colagens, que divide com o guitarrista Front Jr. e é usualmente acompanhado, entre outros, por músicos como o pianista sérvio Dejan Cosic e pelo trompetista Manassés Aragão.


Clique pra baixar o disco:

antídoto, Vícios da Era – Download MP3 (79,5 MB)


antídoto é, antes de tudo, um disco de rock. Mas se o verniz pop que acrescenta delicadeza à acidez das guitarras, e o suingue que boicota a dureza do hard rock não te deixam à vontade, tudo bem. Você é só mais uma vítima do regime. Seus discos do Stooges e do Ramones sempre hão de te consolar.







2 comentários:

Thiago Ricco disse...

Ó, ouvi dizer que o Vicios da Era se reunirá pra fazer um show no primeiro semestre desse ano!

Romário Espíndola Bueno disse...

Aêee brunão, VÍCIOS MANDA DEMAIS !