Analytics:

quarta-feira, dezembro 30, 2009

E Eu Que Não Queria

.
.
Seguindo com a pesquisa, quem define agora, lá de Recife, os melhores disco/música/show de 2009, é o Gabriel Cardoso. Siga a linha:




Esse foi um ano repleto de novidades. Ano em que pude circular mais pelo país e conhecer outras realidades, ver outros festivais e constatar nossa diversidade brasileira assistindo a bandas como o Caldo de Piaba do Acre, o Mini Box Lunar do Amapá e o Rinoceronte lá de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Curiosamente nesse ano resgatei e me aprofundei mais nos clássicos dos anos 70, que hoje já não consigo deixar de ouvir, como Led Zeppelin, Mahavishnu Orchestra e Grand Funk Railroad que até então nem eram tão presentes nas minhas playlists.

Tarefa não muito grata essa de selecionar um entre tantos, mas eu vou de Fora do Eixo. A Rinoceronte é uma das bandas da Agência Fora do Eixo, lá de Santa Maria, e indico seu EP acompanhado de um tchotcho e uma cerveja gelada. Por que mesmo com todas as referências setentistas, o Rinoceronte mostra personalidade com suas boas letras em português em uma excelente gravação, correndo (muito) na frente do famigerado "rock gaúcho". Daqueles EPs que rolam no repeat por umas três vezes sem você notar. Altamente recomendado!

( Baixe o EP do Rinoceronte clicando aqui. )

"E Eu Que Não Queria" sendo a destaque do disco, e a música de 2009 mais tocada por aqui.


Outra grande experiência é a apresentação ao vivo do Burro Morto, banda de João Pessoa - PB, e que aqui leva meu voto de melhor show do ano. Instrumental altamente qualificado, com referências jazzísticas, regionais, afrobeats e outras lombragens. Lançaram o EP Varadouro no final do ano passado e lançarão o full lenght agora no carnaval com o nome de Baptista virou máquina. Já passaram por Goiânia, no Festival Perro Loco desse mesmo ano, e quem presenciou com certeza deve ter visto uma das grandes promessas para 2010. Eles acabaram de fazer uma turnê pelo Nordeste com o Macaco Bong e o Porcas Borboletas, outras duas grandes apresentações que vi este ano.


Pros melhores da década vou recordando dos que mais coloquei pra tocar durante esses quase dez anos:

Youthmovies Soundtrack Strategies - Hurrah...
Portugal. The Man - Church Mouth
Macaco Bong - Artista Igual Pedreiro
Black Mountain - In the Future
Burro Morto - Varadouro



Gabriel Cardoso é do núcleo de planejamento do Lumo.











Nenhum comentário: