Analytics:

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Micro e Mega

.
.
Dono do terceiro ponto de vista na investigação do goiânia rock news sobre os melhores do ano que acaba, no quesito música, o jornalista e produtor Cultural Pablo Kossa mistura, com naturalidade, neófitos com veteranos, e resume o ano num diálogo de igual pra igual entre micro e mega:





Melhor disco - Gostei e ouvi bastante o A Passeio do Porcas Borboletas. Os caras conseguiram dar um passo a frente na ideia de refundir a vanguarda paulista, com um texto de acidez poética que os coloca em patamar diferenciado na música contemporânea brasileira. Poderia aqui ainda destar os discos do Wado, Cidadão Instigado, Caetano Veloso... Mas acho o do Porcas mais significativo. Dos internacionais, me impressionou o vigor do Live in London do Leonard Cohen. Lindo e singelo, além de expressivo.


Melhor música - Destaco pelo poder do texto "A Base de Guantánamo", do Zii e Zie do Caetano Veloso. A situação do presídio que estupra os direitos humanos fora do território americano é de um absurdo tão atroz que Caetano conseguiu traduzir aquilo que também sinto em relação ao fato.


Melhor show - Por conta das atividades do mestrado, acabei viajando para poucos festivais em 2009 e assisti mais a shows aqui em Goiânia mesmo. Para dar o título, destaco o Malditas Ovelhas no [festival] Release Alternativo. Mesmo com o teatro esvaziado, os caras mandaram um som impressionante de bom e não desanimaram por tocar para pouca gente. Isso definitivamente diferencia uma banda. Mas também gostei do Umbando e do Johnny Suxxx no [festival] Vaca Amarela, Diego de Moraes e o Sindicato no Bananada, Detetives no dia do Noise no Bolshoi, Racionais no Goiânia Arena e os gringos Kiss no Rio de Janeiro e AC/DC em São Paulo.



Pablo Kossa é articulista do Diário da Manhã
e membro da cúpula da Fósforo Cultural.





Nenhum comentário: