Analytics:

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Brega Progressivo

.
.
É, não tem mais desculpas. 2010 começou, de fato.

Mas antes de seguir com o curso normal deste blog que se isentou de atualizações nos primeiros dias do ano que começa, o imperativo é dar cabo das últimas impressões sobre a música em 2009. E hoje, quem julga e sentencia seus melhores, direto do Recife, é o Jarmerson Lima:




Melhor Disco:
Digamos que 2009 foi extremamente generoso com a música brasileira. Tivemos muitos e bons lançamentos neste ano. E é bem interessante notar que os melhores discos tiveram em comum o toque de midas de Fernando Catatau, o mesmo responsável pelo excelente Uhuuu de sua banda Cidadão Instigado e que também colaborou nos novos discos de Céu, Arnaldo Antunes e Otto. Sua guitarra de timbres psicodélicos, bregas e progressivos conquista todo mundo. Num primeiro momento, o disco soa estranho como todos os discos anteriores dele, mas logo se revela uma obra-prima. Basta ouvir "O nada", "Homem velho", "Como as luzes" e "Deus é uma viagem"... na verdade, o disco todo. A cada nova audição descubro uma nova música preferida. Uhuuu pro disco do ano!


Melhor Música:
Hoje em dia é complicado escolher uma música só pra relembrar o ano. Depois que a gente passa 365 dias baixando coisas novas e antigas, ouvindo partes de discos e EPs com 3 músicas, a memória não processa mais um ranking de preferências. Mas, de qualquer forma, acho que a música que mais ouvi veio de um disco que não saiu oficialmente. Devido a pendências judiciais, o belo projeto Dark Night Of The Soul, em que o DJ Danger Mouse se juntou ao Sparklehorse e convidados, rendeu a pérola "Little Girl", que conta com Julian Casablancas no vocal.


Melhor Show:

Indiscutivelmente foi o do Radiohead. Após anos de espera e discos incríveis, foi algo fascinante ver o Radiohead ao vivo no Brasil. E estive nos dois shows, sabia que pelo repertório de músicas que tocam ao vivo, alguma delas acabariam ficando de fora de alguma dessas duas apresentações. E no final, tudo foi maravilhoso ao ver aquele espetáculo de luz, cores, câmeras intimistas e uma catarse de emoções quando tocaram os clássicos do Kid A, Ok Computer e, claro, "Creep". Inesquecível!



Top 5 da Década:
O acúmulo de informações musicais tem se intensificado a cada momento e a gente tem que conviver com isso. É saber que enquanto você termina de baixar um disco, outro artista incrível acaba de surgir com um trabalho desafiador. Haja tempo e HD para ouvir tudo. Tarefa difícil e que a gente tem que aprender a fazer daqui em diante. E como nesta década surgiram artistas e bandas bem legais, aí vai um top 5 de grupos e artistas que despontaram nestes últimos dez anos:

Arcade Fire - Funeral
TV On The Radio - Return to Cookie Mountain
M.I.A. - Kala
White Stripes - Elephant
LCD Soundsystem- LCD Soundsystem



Jarmeson de Lima é colaborador do site/revista Coquetel Molotov.





Um comentário:

luizgabriel.lopes disse...

é um grande disco mesmo. salve o cidadão instigado!