Analytics:

quinta-feira, outubro 07, 2010

A construção de um casarão.

.
.
Como você já sabe, assíduo leitor, o Abdala é, além de chapa aqui do grnews, um DJ dos bons, editor do Tapetes Sírios (onde o disco aí embaixo está disponível para download) e ainda arruma tempo pra pintar por aqui e oferecer alguns toques preciosos pra quem gosta de música com EME maiúsculo. Desta vez, o conselho musical do amigo vem da Bahia e tem “tudo” a ver com a axé music. Siga a linha:




Letieres Leite
e Orkestra Rumpilezz



Como de costume, depois de um algum período pós lançamento dos discos, eu apareço aqui com impressões determinadas pela lente enfumaçada dos fatos.


Enquanto uma determinada parcela de pessoas se apropria de forma fajuta dos grooves e graves que voltaram de forma surpreendente em todo o mundo, existem indivíduos que vivem com afinco e constroem algo bem semelhante a uma casa. Um lugar para viver, enfrentar as confusões mentais, decorar de acordo com a vivência, festejar e, como não podia deixar de ser, arcar com as contas e prejuízos.


Letieres Leite é músico, compositor, arranjador e produtor. Trabalha com Ivete Sangalo, mas as qualidades superam esse fato. É excepcional saxofonista e flautista e com toda certeza sabe pensar e fazer música instrumental como deve ser feita, longe do padrão moderno, que fique bem claro.


Ele é o grande responsável pela Orkestra Rumpilezz, onde 12 instrumentos de sopro e 5 percussões criam iguarias que remetem aos momentos de maior frescor do mestre Moacir Santos. A diferença fica por conta do grande mergulho no universo do candomblé e a enorme força que os tambores tem em suas composições.


Outro dia, depois ouvir bastante seu disco lançado pela Biscoito Fino e premiado como melhor grupo e revelação do ano no 21º Prêmio da Música Brasileira, fui procurar no Youtube por apresentações ao vivo. Achei um vídeo produzido pela UrbeTV, logo após uma apresentação. No vídeo ele fala que esse trabalho vem sido desenvolvido desde os anos 80, e acho que isso já revela tudo sobre porque eu digo que certas coisas são como construir uma casa: