Analytics:

terça-feira, dezembro 28, 2010

Os melhores de 2010 (II)

.
.
Dando prosseguimento à investigação de fim de ano sobre o melhor da música em 2010, o Rafael Morettini, do Portal Mtv, manda avisar quais foram, em sua opinião, os destaques sonoros do ano que termina na próxima sexta feira.


The Suburbs - Arcade Fire


Eu sempre acho um pouco tosco quando alguém escolhe show gringo como o melhor do ano, uma coisa que sempre me soa meio “eu vi e vocês não, por isso foi o melhor, eu sou foda!”. Só que dessa vez eu mordi a língua. O motivo, no entanto, é bastante justo. E esse show foi visto por todo mundo na internet também, então está tudo certo.

Em julho desse ano eu já tinha ouvido The Suburbs e achei um baita álbum. E viajaria dentro de um mês com a minha esposa para NY e estava começando a ficar um pouco desesperado porque os únicos shows que anunciavam na cidade durante a nossa estadia eram de gente como Henrique Iglesias, Ivete Sangalo e Megadeth. Mas um dia eu acordei e, como fazia todas as manhãs, já sem esperanças, entrei no site do Bowery Ballroom. Dei um pulo da cadeira quando li o seguinte: “Arcade Fire, 04/08 e 05/08, Madison Square Garden”.

"The Suburbs" - Arcade Fire live at Madison Square Garden NY 8/5/2010.



O show do Arcade Fire no Rio de Janeiro, em 2005, foi um dos grandes da minha vida. Na verdade, aquela noite com o Wilco foi bastante significativa para mim, marcou uma época de certa forma. Eu vi o show com grandes amigos da faculdade, estava me formando naquele ano, e viajamos para ver uma das novas bandas que melhor representava uma onda em que acreditávamos. Eu lembro que tudo era Funeral naquela época. Eu também tinha acabado de entrar na MTV e lembro de ficar forçando a barra para passarem o clipe de "Rebellion (Lies)".

Dessa vez seria importante também, eu sabia disso. Marcaria uma outra época, agora com a minha esposa, na nossa primeira viagem juntos para a gringa.

E foi inesquecível. A abertura com “Ready To Start”, seguida por “Laika” e “No Cars Go”, o Madison inteiro gritando ensandecido em “Rebellion (Lies)”, o charme teatral da Régine Chassagne em “Sprawl II”, o final com “Wake Up”, o telão com os fãs cantando, o fato de ter sido no Madison Square Garden... Foi tudo tão perfeito, que eu vou pedir desculpas por soar babaca, mas enquanto eu escrevo esse texto chega a doer um pouco de saudades, haha, é sério! É até um pouco triste constatar isso, mas eu sinto que dificilmente algum outro show superará esse como “o grande show da minha vida”.

No nosso último dia de viagem, a gente estava em uma locadora de carros no Brooklyn e, dentro da loja, tinha um pôster divulgando o show. Eu disse para a atendente que nós tínhamos visto e amado aquela apresentação e ela, sem pensar, arrancou o pôster da parede, entregou pra gente e disse que aquele seria um presente do Brooklyn para São Paulo. <3 style="font-style: italic;">The Suburbs e sobre como eu considero esse álbum um marco na história do rock, certamente o melhor de uma das melhores bandas da última década. Mas eu me estenderia demais e, bom, acho que já dei motivos suficientes para escolhê-lo como o melhor disco de 2010.


Música do Ano
Em setembro desse ano, o Kanye West tocou "Runaway" no EMA. No dia seguinte eu lembro de ficar ouvindo repetidamente a música no site da MTV enquanto trabalhava, acho que fiz isso umas 18 vezes, sem brincadeira.

"Runaway" - Kanye West


Dois meses depois, quando vazou My Beautiful Dark Twisted Fantasy, eu baixei no computador de casa e esqueci de jogar no meu iPhone. E aquilo foi uma espécie de Cold Turkey, na verdade, porque eu tinha amado o disco, mas não podia ouvir. Então eu ficava entrando no Youtube e dava play em "Runaway", enquanto andava de casa para o trabalho e na volta também. E quem já fez isso sabe que não dá para desligar o iPhone senão a música para de tocar, daí eu segurava ele na mão e passava o dedo na tela de 20 em 20 segundos para ele não entrar em descanso, haha. Isso talvez tenha fodido um pouco com a minha conta de celular por ter excedido todos os megabytes do 3g, ela ainda não chegou, mas demonstra como eu gostei demais dessa música – que considero um verdadeiro hino. E aquele refrão me salvou depois de um péssimo dia no trabalho.
Portanto, "Runaway" é a minha música favorita de 2010.



Rafael Morettini é editor do Portal MTV.






Nenhum comentário: