Analytics:

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Os melhores de 2010 (X)

.
.
Hoje, seguindo com nossa lista dos melhores da música em 2010, quem responde à pesquisa e decreta suas preferências é o Neto Rodrigues, do Move That Jukebox:


The Suburbs - Arcade Fire


Disco do ano: The Suburbs - Arcade Fire
Esse ano tá complicado fugir dos subúrbios do Arcade Fire. Pessoalmente, meço muito o “sucesso” de um lançamento pelo número de vezes que recorro a ele quando me canso de escutar os hypes da última semana e quando o momento não tá propício pra reviver alguns clássicos – e o irônico dessa teoria não-fundamentada é que The Suburbs já virou clássico. Pelo menos pra mim.

Arcade Fire - "Rococo"



Por exemplo, entre álbuns que entram nessa minha mania estão o In Rainbows, do Radiohead, Arctic Monkeys com seu Humbug, e o Era Vulgaris, do Queens of the Stone Age. E o que falar de um disco que, em plena era do iTunes e de singles isolados, com discos inteiros perdendo força, consegue se sustentar por mais de uma hora e quinze faixas (descartemos o tema de “The Suburbs (continued)”)? Do início, com a irretocável faixa-título, até o fechamento com a surpreendente “Sprawl II”, o tempo passa e tudo o que resta é um sorriso bobo no rosto, indicando que, independentemente do estado de espírito e da hora, esse aí é mais um abrigo no qual sempre poderei me refugiar.


Música do ano: "Undercover Martin" - Two Door Cinema Club
É só escutar “Undercover Martin” pra ficar com a frase “to the basement, people, to the basement” por horas na cabeça.

"Undercover Martin" - Two Door Cinema Club


Na sequência, vem o refrão também super grudento, com guitarrinha ao fundo acompanhando o vocal e uma bateria pra deixar até o mais tímido (sóbrio) do recinto balançando a cabeça. Nada de epopéias contadas, participações de gente grande ou intenção de emocionar ou ser um verdadeiro clássico para as futuras gerações. “Undercover Martin” é hype pra dançar, cantar junto e sequer chega aos 3 minutos de duração – mas seu efeito causa dependência prolongada por pelo menos um ano.


Show do ano: Queens Of The Stone Age – SWU
Não tem como colocar Paul McCartney em uma disputa dessas, né? Seria injusto e nem é como se o Sir precisasse de um título desses. Então quem leva essa é o incrível Queens Of The Stone Age, uma das minhas bandas favoritas e que, junto com Pixies, Pavement e Phoenix, fez de 2010 um ano e tanto para shows no Brasil.

Queens of the Stone Age - "No One Knows" (festival SWU)


Apesar do atraso de quase 1 hora, Josh Homme subiu ao palco com sua turma e jorrou decibéis para além da Fazenda Maeda. Guitarras e baixo no talo e o monstro Joey Castillo na bateria fizeram das 14 músicas tocadas uma verdadeira missa stoner, com grandes uníssonos e uma sensação de alma lavada pra quem esperava há anos presenciar clássicos como “No One Knows” e “Feel Good Hit Of Summer”.




Neto Rodrigues é editor do Move That Jukebox




Nenhum comentário: