Analytics:

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Os melhores de 2010 (XII)

.
.
Retomando a enquete dos melhores de 2010, hoje quem responde ao convite do grnews e decreta suas preferências é o Davi Rocha, do site da Mtv.


Pato Fu - Música de Brinquedo


O dia em que Paul McCartney me transformou
numa pessoa melhor (mais CD e música de 2010)



Escolher apenas uma música e um disco de 2010 é muito difícil, mas o melhor show do ano é fácil: Paul McCartney. Desde que nascemos ouvimos Macca e os Beatles por aí, seja em casa, na rua, na TV. Em algum lugar os Beatles começam a aparecer para todas as pessoas que indiretamente são envolvidas, pouco ou muito, com a cultura pop, independente de qual veículo de comunicação é usado para tal. Conforme vamos crescendo, vamos entendendo do que se trata o fenômeno Beatles, sua importância, qualidade e influência na música. Em toda a música.

Paul McCartney - "Live and Let Die" (São Paulo 2010)


Um dia, temos o prazer de dividir o mesmo espaço com um desses Beatles. Ao primeiro acorde, era olhar ao redor para ver muitas pessoas emocionadas, com olhos cheios de lágrimas, presenciando um dos momentos mais emocionantes de suas vidas. Era um Beatle, tocando os maiores sucessos dos Beatles. Em cerca de três horas Paul cantou, falou português, lembrou os maiores sucessos dos Beatles e dos Wings, dos Fireman.

Tudo está guardado com muito prazer nas mentes de todos: o calor das explosões de "live and let die", as cores de "Magical Mistery Tour", as fotos de George Harrison em homenagem ao Beatle, só para citar alguns momentos. Foi o show do ano, talvez da década, em que Paul McCartney me fez pensar melhor sobre a vida, a cultura pop e me fez pensar e me transformar numa pessoa melhor.


Disco do Ano
Nem só de show do Paul McCartney viveu 2010. Muitos foram os álbuns lançados em 2010 pela música nacional e internacional. Dos mais marcantes, destaco o sensacional e ousado Música de Brinquedo como o CD do ano.

Pato Fu - "Live And Let Die"


Quando soube que o Pato Fu gravaria um CD inteiro com instrumentos de brinquedo, pensei, agora eles perderam a linha, mas para minha surpresa, veio um trabalho lindo, que reinventa hits da música de maneira suave e divertida. Brinquedo bom para adultos e crianças. O melhor do ano.

Mas se tiver espaço no post, gostaria de citar os também criativos, ousados e poéticos Deus e o Diabo no Liquidificador, do Cérebro Eletrônico, e as novidades Tulipa Ruiz e Nevilton, em seus respectivos, Efêmera e Pressuposto.


Música do Ano
Não há Arcade Fire, Kanye West ou The Drums que tenham feito música melhor que a nascida hit "Papapa", do Mombojó, a mais grudenta, poética, empolgante e ensolarada canção do ano(e cheia de adjetivos também).

"Papapa" - Mombojó





Davi Rocha é social media do Portal MTV, escreve sobre música no Rock 'n' Beats, e sobre cultura pop e variedades no highpop.







Nenhum comentário: