Analytics:

quarta-feira, março 30, 2011

RIP Lula Côrtes

.
.
Estou pra postar isso aqui dede o fim de semana, mas acabou passando. No último sábado, em Recife, morreu Lula Côrtes, o mítico parceiro do Zé Ramalho no cultuado Paêbirú: A Caminho da Montanha do Sol (1975), o disco mais radical das carreiras dos dois músicos nordestinos. Cantor, compositor, poeta e artista plástico, Lula Côrtes faleceu em decorrência de um câncer na garganta aos 61 anos.

O último registro em vídeo de Lula



Lançado como vinil duplo, Paebirú talvez seja, ainda hoje, o mais raro álbum do cancioneiro psicodélico nacional – culpa da destruição quase completa de sua única prensagem, causada por uma enchente que atingiu a sede da gravadora Rozemblit, em Recife (PE). Consta que, desde então, apenas 300 cópias do disco circulam mundo afora, atualmente negociadas em sites e sebos por valores que rodeiam os 5 mil reais. As histórias que cercam o título raro são exumadas no documentário Nas Paredes da Pedra Encantada – dirigido por Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim, cujo lançamento está marcado para o dia 30 de abril (e conta com participação do próprio Lula):

Nas Paredes da Pedra Encantada - Teaser



Mas além da parceria lisérgica com Zé Ramalho, Lula também assinou outra pérola do psicodelismo nordestino pós-tropicalista, o obscuro Satwa, álbum lançado em sociedade com o cartunista Laílson em 1972 e que enfileira músicas como “Alegro Piradíssimo”, “Valsa dos Cogumelos” e “Blue do Cachorro Muito Louco”. Satwa e Paêbiru foram relançados nos Estados Unidos, em 2008, pela gravadora independente Time-Lag Records (a reedição nacional de Paêbirú, em CD, também estava nos planos do músico).

Lula Côrtes e Zé Ramalho - "NasParedes da Pedra Encantada"



Que Lula descanse em paz (seja lá o que isso signifique).





Um comentário:

Eduardo Rrokerijj disse...

Obrigado Igor , por me mostrar isso! Satwa eh demais cara....Blue do Cachorro Muito Louco ,o que q eh isso véio, demais mesmo. Valeu.Abraço
Eduardo Rrokerijj