Analytics:

domingo, junho 19, 2011

FICA, vai ter show!

.
.
Uma das premiadas no 13º FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental, Uliana Duarte ("sócia" do grnews e diretora do curta-metragem Teia do Cerrado) blogou ainda na última quarta feira sua opinião sobre o formato tradicional do festival, que conjuga a exibição dos filmes com a apresentação de grandes shows musicais. Concordo em parte, já que acho bem pertinente o diálogo entre cinema e música, mas tenho várias reservas quanto à curadoria das atrações musicais, que enchem a cidade de "páraquedistas" completamente alheios à proposta principal da festa, o cinema. Ou você acha que cada hippie sujo que delirou com o discurso atravessado do Mano Chao sabia pelo menos o nome das principais fitas exibidas no teatro São Joaquim? Acompanhe o raciocínio da Uli:



música e meio ambiente - banda pequi no 12FICA.
trecho captado com canon powershot. hotel vila boa, 09.06.2010.


Semana passada recebi um email da redação de O Popular com algumas perguntas sobre o 13FICA. Como a entrevista não foi publicada, copio aqui a mensagem com as perguntas da jornalista Rute Guedes e minhas respostas.


Olá, tudo bem?

Estou escrevendo uma reportagem sobre o 13 Fica e tenho uma questão para os realizadores que trabalham com audiovisual em Goiás.

-Como avalia o enfoque dado nesta edição em particular do festival a atividades não cinematógraficas, como o espaço dado para shows musicais com artistas locais, artistas de expressão nacional e até um internacional?

-Acredita que essa mistura de cinema e música, que sempre houve no Fica, é um modelo ideal para um festival de cinema?


Rute Guedes
Jornal O POPULAR



Eu presumo que essa condição de grande festa que é dada ao FICA e que este ano se mantém, apesar de tantos cortes no orçamento do Estado (principalmente na parte destinada à area cultural), pode ser uma forma de afirmação pelo governo de Goiás de que existe um forte compromisso com a cultura, traduzido pelo alto custo de um evento monumental em uma cidade simbólica como Goiás. A imagem que fica é a do poder público zelando pelo patrimônio cultural e pelas artes em geral. Não poderia nem quero diminuir a importância do festival, apenas aproveito sua pergunta para discutir a concepção do evento.

Na minha opinião a “mistura de cinema e música”, como você disse, não é um modelo ideal para um festival de cinema, mas sim para um festival de artes. A programação de shows não tem identificação com cinema e nem com a causa ambiental.

Alguns dos mais importantes filmes ambientais que estão sendo produzidos no mundo são exibidos no FICA, e não acredito que o público seja atraído à cidade de Goiás para ver filmes ou pensar o meio ambiente. Outros respeitados festivais de cinema têm uma programação paralela singela, alguns nem mesmo produzem shows ou grandes festas, como o FORUM DOC, o Doc Buenos Aires e o Cine OP, para citar exemplos que pessoalmente conheço. Esses festivais, inclusive, são conhecidos e assim respeitados por estarem estruturados sobre um planejado e eficiente trabalho de curadoria que, ano após ano, realiza extensa pesquisa, aprofunda suas questões e se afirma, justificando, enfim, a que veio.

O FICA poderia gerar conteúdo crítico; produzir grandes conversas entre realizadores de filmes e ativistas ambientais após as sessões; ou abrigar mini-mostras de cineastas que se dedicam à causa ambiental, como Adrian Cowell, que doou seu acervo à PUC GO. Isso seria, ao meu ver, prioridade num festival de cinema ambiental.

A grande festa é, sim, muito divertida, pode-se assistir a filmes fantásticos e shows maravilhosos (mini-vídeo abaixo); eu mesma já presenciei shows, debates e oficinas no passado, e defendo sempre a realização anual do festival, mas com uma ponte quebrada no meio do caminho, a administração pública poderia ter dado outra destinação a uma parte dos recursos do evento, fazendo a opção por menos festa para ter mais rápido e fácil acesso ao nosso querido FICA este ano.


Uliana Duarte





Nenhum comentário: