Analytics:

terça-feira, outubro 25, 2011

Guia Prático

.
.
Passeando por aí descobri no Urbe um tutorial que dá o serviço completo, passo a passo, de como divulgar sua banda com dignidade (e respeito) pela internet, principalmente em redes sociais.



O Bruno Natal, editor do Urbe, surrupiou o manual do Everett True (pseudônimo do jornalista britânico Jerry Thackray) e escalou o @EduAzedo para traduzir as valiosas dicas de etiqueta digital. Mas, pra publicar o guia aqui no grnews, tomei a liberdade de adaptar o texto conforme a realidade local do blog. Siga a letra:


1. Eu não pedi para você me enviar um mail ou ser meu amigo no Facebook.

Nem a maioria das outras pessoas, eu suspeito. Então me trate com o devido respeito. Você está aqui porque pediu: muito provavelmente porque viu meu nome relacionado com alguma (ou algumas) banda que você gosta, ou que eu escrevo sobre música. Então não venha de cara me criticar por coisas que eu faça ou tenha deixado de fazer (muito provavelmente ignorado algum link idiota para material da sua banda). Você está aqui porque escolheu.



2. Meu mural é meu.

Se você quer me passar um link para a música da sua banda, faça isso. É bom. Confesso que cerca de 50 por cento das músicas novas que eu ouço, comento e/ou publico aqui no grnews vem diretamente de recomendações não solicitadas (frequentemente de pessoas que eu não conheço). Mas me mande o link numa mensagem, não ponha o link direto no meu mural. Eu não posto links do grnews no seu mural. Sabe por quê? É rude pra caralho! Além de não me perguntar se eu quero escutar sua música, é também um spam pra TODOS os meus seguidores e amigos. Rude e de uma arrogância imperdoável. Você que posta um link ou comentário ou o que seja no meu mural sem me pedir, espere que isso seja removido sumariamente – e você provavelmente vai se ver excluído dos meus amigos se eu não te conhecer de fato ou não tiver feito nenhum contato humano antes. É a porra do meu mural. É uma escolha só minha compartilhar ou não sua música no meu mural.



3. Não espere que eu responda.

Me parece óbvio, não é? Mas você vai ficar impressionado com a quantidade de gente sem noção que tenta me condenar por isso. Se eu gostar, eu respondo. Se não gostar, não respondo. Simples assim. Você não está me pagando, você nem me conhece. Você não tem direito algum sobre o meu tempo. Se isso lhe incomoda, não entre em contato comigo.



4. Se entrou em contato comigo, faça um esforço.

E isso não significa escrever um e-mail preliminar dizendo “Gostaria de ouvir minha música?” Não. Por que, diabos, eu deveria? Mande o link de cara, mas explique por que isto deve me interessar. Eu ouço cerca de 60% dos links que me mandam e os 40% descartados de cara são, geralmente, de contatos sem nenhuma preocupação em se apresentar com clareza. Se eles não se preocupam, eu também não.



5. Pesquise.

Se você não lê o goiânia rock news, qual o motivo de me mandar uma música para ser incluída no... goiânia rock news. É insultante, estúpido e uma grande perda de tempo para todas as partes envolvidas. Agora, se você lê o grnews, então tem uma idéia razoável do tipo de música que aparece por aqui. Em outras palavras, por favor não perca seu tempo se suas bandas favoritas são Black Drawing Chalks e Arctic Monkeys, ou se você pensa que o Vaselines foi terrivelmente subestimado.






















Nenhum comentário: