Analytics:

quinta-feira, março 15, 2012

Macaco Bong no Rolê



Quando o Macaco Bong veio gravar seu primeiro disco em Goiânia, em 2007, quase ninguém da vizinhança tranquila daquela viela do setor Sul sabia que ali ao lado estava sendo escrito um dos capítulos mais interessantes da nova História da música brasileira.


Foto de Divulgação


Dali para o topo das lista de melhores do ano de boa parte das revistas, sites e blogs do País (e para repetidas turnês nacionais e vários shows internacionais) foi só a sequência natural dos fatos.


“ChingLing” (Pré)


Mais de quatro anos depois, trabalhando de forma muito particular o processo de construção do segundo disco do MB, o guitarrista Bruno Kayapy vem liberando, já há alguns meses, experimentos, guias de guitarra e pré-produções de músicas do álbum que ganhou o título de This Is Rolê!, nome que Kayapy me explicou num bate-papo pelo Facebook:


“Dedo de Zombie” (Pré)


“surgiu de uma história em que eu conversei em portanglês com um espanhol uma vez, com toda a gurizada, e disse a ele uma hora: en brèsil, this is que estamos haciendo hablam-se Rolê. Kkkk, geral raxou! Daí pegou o (This is Rolê \m/) que ao mesmo tempo remete à carreira da banda, tipo... uma banda quebrada de grana, mas que consegue se manter no básico do mês, sussa (…) e que toca em altos picos doidos tb, recebe críticas, tem fans por várias parte do mundo, em pequena escala ainda, mas que nos add, pedem disco, perguntam se temos planos para tocar nas suas regiões… asiáticos, europeus, norte americanos, sul americanos e muito brasil e américa central tb, enfim… é quase uma história de filme a nossa carreira toda até aqui pós-artista igual pedreiro…”


Na mesma conversa o guitarrista garantiu um desvio na atmosfera registrada no álbum de estreia:


“Copa dos Patrão” (Pré)


“falando artisticamente o disco não tem a mesma vibe do artista igual pedreiro, é uma outra onda, this is rolê é uma grande salada de riffs, não tem absolutamente nenhum solo de guitarra e nenhum improviso, é Rock puro em vários contextos com um tempero de funk e world music! o artista igual pedreiro era um lance mais jazz/Rock, uma vibe mais pós-curso internacional de verão em brasília, éramos moleques, ouvíamos tribal tech, jaco pastorius e weather report o dia todo… hoje eu ouço mais musica eletronica do que orgânica, porem o this is role é cru, Guitarra, baixo e batera comendo solto em cima de vários contextos sonoros que partem desde o heavy metal tradicional, passando pelo thrash/death e até black metal, mas em contexto de riffs e melodias e não tanto em peso e ritmo. ao mesmo tempo muita coisa de country, bluegrass, dub e house-music, mas somente o farelo da coisa, digamos.”


“Broken Chocobread” (Pré)



Ano passado o Macaco Bong lançou o EP Verdão e Verdinho, com três músicas, “Japabugre”, “Morango Tango” e “Quero Quero”, que ainda apresentam o domínio dos brilhantes dedilhados de Kayapy, em contraponto à prometida avalanche de riffs de This Is Rolê!. Agora com residência fixa em Belo Horizonte, o trio se adapta à nova formação (como noticiado aqui, o baixista Ney Hugo foi substituído por Gabriel Murilo) e se concentra na produção do álbum, alheio a qualquer especulação sobre a tal “maldição do segundo disco” - um chavão inventado para polemizar sobre a sequência de qualquer estreia bem sucedida.




























Nenhum comentário: